Minicursos

MINICURSOS


6 de outubro, Terça-feira


Período matutino: 9 horas ás 12 horas

Minicurso 1:  
"O uso do jornalismo audiovisual na pesquisa histórica"
Ministrante: Mestre em Jornalismo Samira Moratti Frazão (Doutoranda em História - UDESC)

Horário: 9 horas horas ás 12 horas.
Dia: 6 de outubro, Terça- feira
Local: Sala 59 ( 3º andar)

Ementa: 
A proposta do minicurso será apresentar, por meio de teorias e exemplos práticos, meios para compreender o jornalismo audiovisual enquanto fonte histórica. Inclui-se nesse contexto os programas e produtos jornalísticos produzidos tanto para a televisão quanto para a Internet; Os gêneros jornalísticos televisivos e a importância teórica para compreender as especificidades de cada gênero; O acervo e os problemas de acesso e manutenção dos arquivos, com base em exemplos do Brasil, EUA, França e Inglaterra; Procedimentos metodológicos utilizados para a análise de representações presentes nos produtos audiovisuais jornalísticos.







Minicurso 3:

"Religiões e religiosidades: questões teórico-metodológicas na escrita da história"

Ministrante: Professora Doutora Caroline Jaques Cubas
Dia: 6 de outubro, Terça-feira.
Horário: 9 horas ás 12 horas.
Local: Auditório (2º andar)

EmentaEm um contexto de reestruturações políticas e necessidade imperativa de um debate sobre o significado das transições democráticas na segunda metade do séc. XX, consideramos primordial pensar sobre o espaço atribuído às religiosidades em suas articulações político-sociais. Neste sentido, o objetivo deste minicurso é apresentar e discutir possibilidades teórico-metodológicas para o estudo das religiões e religiosidades no campo historiográfico contemporâneo. Para tanto, prevemos o desenvolvimento de três momentos distintos:

  1. Apontamentos introdutórios: questões teórico-metodológica no estudo das religiões e religiosidades;
  2. Incursão historiográfica: apresentação de trabalhos referenciais no campo das religiões e religiosidades;
  3. Estudo de caso: Catolicismo e ditaduras na América Latina – séc. XX.

7 de outubro, Quarta-feira


Minicurso 2: 

"Hibridez narrativa na contemporaneidade – metaficções historiográficas"
Ministrante: Robert Thomas Georg Würmli (Tradutor Público Juramentado e Interprete Comercial da Junta Comercial do Paraná)


Horário: 10 horas horas ás 13 horas.
Dia: 7 de outubro, Quarta- feira
Local: Sala 59 (3º andar)

Ementa:Tendo em vista uma série de romances contemporâneos, nota-se que há uma tendência à utilização de certos preceitos ideológico-filosóficos que desconstruam e releiam eventos ocorridos no passado, que, por sua vez, são, majoritariamente, considerados como reais,comprovados e corroborados pelos métodos que garantem à História, enquanto disciplina, a emissão de juízos sobre o passado. Tais romances, segundo Hutcheon (1991), questionam essa verdade única já que, no presente, o que chega a nós do passado são as construções discursivas sobre ele. Não se oculta, nesta arte ficcional, que, na construção do discurso, interferem uma série de fatores, tais como a ideologia da classe dominante, dificuldade em se comprovar fatos, adequações e devaneios discursivos provocados pela constante reconstituição do ocorrido e, principalmente, a servidão de quem registra tais eventos frente aos fatores sócio-econômicos e ideológicos de seu tempo.Essas obras literárias contemporâneas que revisam o passado ganharam força e encontraram um “lugar para si” na América Latina, principalmente, pela história singular das nações que formam esse continente. A maneira como este passado foi, e ainda é concebido pela historiografia, torna-se fonte de diversas releituras no campo da ficção. No imaginário cultural da população americana (tanto a do Norte, quanto a do Sul e Central), é perceptível a influência que tais temáticas ainda possuem sobre o sujeito e a construção de sua identidade. O minicurso propõe-se a fazer breves considerações sobre três romances, todos presentes dentro do suposto gênero de metaficções historiográficas: o romance estadunidense The Memoirs of Christopher Columbus (1987), Rede des toten Kolumbus am Tag des jüngsten Gerichts (1992) e Vigília do Almirante(2003). Nos três romances, ver-se-á construções distintas acerca da vida e viagens de Cristovão Colombo, partindo de seus registros historiográficos como base de re(construção) da figura, transmutada à personagem no discurso ficcional. Além disso, espera-se ser possível notar como as metaficções historiográficas, tão aliadas à Historiografia e à América Latina, servem de inspiração a autores diversos na contemporaneidade, como estadunidenses e alemães.


Período vespertino: 14 horas ás 18 horas



Minicurso 4:
“História e Canção: Representação e Narrativa”
Ministrante: Prof. Doutora Márcia Ramos de Oliveira (UDESC)

Horário: 14 horas ás 18 horas.
Dia: 6 de outubro, Terça- feira.
Local: Sala 29 (1º andar)

Ementa: 
A canção como expressão da tradição cultural e da história brasileira. Canto, oralidade, discurso e narrativa. Canção como  fonte e objeto da história: usos, possibilidades de interpretação, representações, identidades e imaginário social e político.



Minicurso 5:
"Religiões Mediúnicas no Brasil"
Ministrante: Professor Doutor Artur Cesar Isaia (UFSC)

Horário: 14 horas ás 18 horas.
Dia: 6 de outubro, Terça-feira.
Local: Auditório ( Térreo)

Ementa:
O minicurso tem por finalidade discutir o papel as chamadas Religiões Mediúnicas na dinâmica do campo religioso brasileiro. Tem como recorte temporal, sobretudo o século XX, com ênfase na sua primeira metade. Entre as Religiões Mediúnicas abordadas, dar-se-á destaque à Umbanda e ao Espiritismo, apresentando as suas relações, disputas e peculiaridades frente ao mercado de bens simbólicos no Brasil.


Minicurso 6:
“Usos da Internet para História: Desafios do presente”
Ministrante: Prof. Msc. Pedro Eurico Rodrigues (Doutorando da USP)

Horário: 14 horas ás 18 horas.
Dia: 6 de outubro, Terça- feira.
Local: Auditório da FAED ( Sala 42- 2º andar)

Ementa: 
Cibercultura, historiografia e cultura escrita. Documentos no on-line: empiria e metodologias.
O Historiador conectado: possibilidades de ensino e pesquisa.